data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A partir desta sexta-feira, Santa Maria terá uma semana dedicada ao cuidado com o meio ambiente. É que começa a primeira Semana Lixo Zero, um evento nacional que foi trazido para o coração do Rio Grande pelo coletivo Lixo Zero, com atividades que incluem palestras, bate-papos, oficinas, dicas - tudo online - e ações que incentivem a diminuição de lixo na cidade e um consumo consciente.
Seminário virtual sobre prevenção de incêndios tem inscrições abertas
- O instituto Lixo Zero é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo disseminar no Brasil o conceito Lixo Zero. Ele foi formado em 2010 com esse objetivo de articular as cidades para que a gente possa ter essas discussões e provocações relacionadas. Cada cidade tem seu embaixador e eu sou representante em Santa Maria, que hoje na cidade já somam 10 voluntários - explica a voluntária Isadora Stangherlin, 27 anos.
A programação, que foi construída coletivamente, começa a partir das 9h30min, com a abertura estadual. Até o dia 1 de novembro, serão realizadas atividades para todas as idades, inclusive para as crianças. Na sexta-feira a tarde, por exemplo, a EMEI Borges de Medeiros vai apresentar um espetáculo, por meio de live no Facebook da instituição, com coelhinhos que contam o trajeto do lixo e a coleta seletiva.
- São 14 cidades do Estado que vão participar da Semana Lixo Zero. As atividades vão ser divididas entre lives e ações de empresas. Uma das atividades vai ser o Dia D Sem Sacolas Plásticas, realizada pelo Supermercado Royal em parceria com a EMEF Vicente Farencena. No dia 28 de outubro, o mercado vai incentivar que os clientes não usem sacolas plásticas e ecobags estarão à venda - conta a voluntária Antonella Pichini, 25 anos.
Edital da UFSM abre 15 vagas de professor substituto do Magistério Superior
A prefeitura de Santa Maria também integra a programação, e vai realizar, entre os dias 26 a 29 de outubro, uma nova edição do programa Descarte Legal. Desta vez, caminhões vão percorrer o Bairro Chácara das Flores para fazer o recolhimento de móveis, metais, vidros e eletrônicos. Para participar, o morador do bairro precisa deixar o material em frente a sua casa.
A programação completa pode ser conferida neste link ou no Instagram do projeto.